
Dando continuidade ao artigo anterior, irei falar da análise SWOT, uma análise muito importante e muito poderosa para quem necessita de ter uma visão clara do negócio. Neste artigo irei explicar o que é a análise SWOT, quais são os seus componentes, como a mesma deve ser usada e como devem ser cruzadas as informações retiradas desta análise permitindo que a empresa possa tirar o máximo partido desta análise bem como os resultados retirados desta análise possam ser uma fonte de insights valiosos para o negócio.
Para começar há que esclarecer um ponto, SWOT é uma sigla em inglês que significa:
- S de strongness (pontos fortes)
- W de weaknasses (pontos fracos)
- O de opportunities (oportunidades)
- T de threats (ameaças)
Dentro destes pontos podemos dividir os pontos fortes e pontos fracos como variáveis relacionadas com o ambiente interno da empresa e as oportunidades e ameaças como fatores externos que influenciam o negócio.
Vejamos cada um dos pontos em detalhe nesta análise
Pontos fortes
Os pontos fortes são as partes positivas do negócio e são os fatores que fazem com que a empresa seja bem sucedida no mercado. Vejamos alguns exemplos:
- Uma empresa de informática que presta um serviço de manutenção personalizado ao cliente é um ponto forte dessa empresa de informática
- Um restaurante que oferece um atendimento personalizado, tem um menu com uma grande variedade de opções e tem um ambiente relaxante, estes fatores todos são pontos fortes do restaurante.
- Uma loja de perfumes que vende perfumes com fragrâncias personalizadas
Pontos fracos
Os pontos fracos são os fatores internos da empresa que jogam contra a empresa e representam pontos de melhoria para a empresa, como por exemplo:
- Uma loja de construção civil que demora a entregar os produtos, gerando insatisfação nos clientes
- Loja de roupa que tem um prazo reduzido de devolução ou tem um processo de devolução difícil
- As lojas ou estabelecimentos que não permitem o pagamento das compras com cartão bancário ou não permitem o uso do cartão bancário abaixo de um determinado valor
Em suma, os pontos fracos são fatores que levam a empresa a ser menos bem sucedida no mercado e se os mesmos não poderem ser modificados, a empresa pode muito facilmente perca clientes e com isso o seu negócio seja mal sucedido no mercado.
Oportunidades
As oportunidades são os fatores do meio externo que influenciam positivamente o negócio, como por exemplo:
- Os apoios a digitalização dos negócios
- O aumento do poder de compra dos clientes
- O advento de novas tecnologias que agilizam e melhoram os processos operacionais da empresa
- O alargamento da área de atuação da empresa com a passagem do negócio físico para um negócio digital
Em suma, as oportunidades são os fatores do meio externo que influenciam positivamente o negócio da empresa, levando a um incremento dos resultados obtidos pela empresa.
Ameaças
As ameaças são os fatores do meio externo que influenciam a atividade da empresa, como por exemplo:
- A inflação que diminui o poder de compra dos clientes da empresa
- As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump que dificultam as trocas comerciais internacionais
- A pandemia ou a guerra que são fenómenos que geram incerteza no mundo dos negócios bem como dificultam o normal funcionamento dos negócios
Em suma, as ameaças são os fatores do meio externo que influenciam negativamente o negócio da empresa.
Depois de identificadas os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades o grande segredo a análise SWOT é cruzar os pontos anteriormente identificados de modo a que esta análise dê insights estratégicos para que a empresa possa melhorar a sua estratégia empresarial bem como a sua estratégia de marketing. Para isso é necessário fazer a análise SWOT cruzada, onde os pontos fortes e os pontos fracos são cruzados com as oportunidades e as ameaças.

Como se pode ver no esquema acima, esta análise SWOT cruzada vai juntar os pontos fortes e os pontos fracos com as oportunidades e as ameaças e serva para que os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades sejam combinados de forma a serem descobertas as melhores estratégias para a empresa. Esta análise cruzada vai ser fundamental para que a empresa consiga aproveitar da melhor forma possível os pontos identificados na análise SWOT.
Em suma, a análise SWOT é uma ferramenta muito importante para que a empresa possa ter uma visão geral de como os fatores internos e externos estão a influenciar o negócio bem como as medidas estratégicas que devem ser tomadas de modo a que o negócio da empresa consiga melhorar e ser retirado o máximo partido desta ferramenta.