Skip to content
Menu
Henrique Costa
  • Página de download do modelo de análise SWOT
Henrique Costa

A importância de conhecer e analisar o ambiente de negócio

Posted on Dezembro 17, 2025

Para começar este blog, venho aqui falar de um tema que penso que é fulcral e primordial no mundo dos negócios que é a análise do meio envolvente dos mesmos. Defendo e existem pesquisas que dizem que grande parte das empresas falham nos primeiros dois anos e acabem por falir, mas isso deve-se ao facto de a maior das decisões tomadas pelas empresas serem tomadas pelo “achismo”, ou pela simples frase do “eu vou fazer assim porque acho que isto resulta com o meu negócio” ou pior ainda “se toda a gente faz as coisas desta forma e é errado, por isso devemos falar de análises periódicas do meio envolvente das empresas.

Se há uns tempos atrás eu defendia uma análise a este meio envolvente anual, atualmente defendo uma análise sistemática do meio envolvente no mínimo trimestral devido ao facto de o mundo estar a evoluir a um ritmo cada vez mais acelerado e como tal esta análise deve ser feita com regularidade de modo a que as empresas consigam entender o meio que as rodeia de um modo claro e deste modo poderem ter uma noção de como podem usar as informações recolhidas na análise do meio envolvente para delinearem estratégias para atuarem no mercado de uma forma mais ajustada.

A analise PEST

O termo PEST é uma sigla que define os quatro componentes da análise do meio envolvente do negócio sendo eles e por ordem em que aparecem na sigla:

  • Político/legsl
  • Económico
  • Social
  • Tecnológico

Estas variáveis são as quatro variáveis principais que definem a análise do ambiente envolvente do negócio e que iremos falar de cada um deles separadamente. Mas não é por falarmos destas variáveis de forma separada, não significa que as mesmas não se interliguem, muito pelo contrário as mesmas têm uma interligação muito forte e cada uma das variáveis tem influência em outras variáveis. Por exemplo o ambiente tecnológico pode ser influenciado pelo ambiente legal ou em outro exemplo deve-se conhecer o ambiente político para conhecer o ambiente social.

Político

Existem várias formas de como o ambiente político pode influenciar de forma positiva ou negativa o negócio. O mais recente exemplo vem dos Estados Unidos com as tarifas aplicadas por Trump. Este acontecimento pode afetar de forma profunda o negócio se o mesmo tiver relação com o mercado internacional devido ao facto de que se uma empresa estrangeira vender para os estados unidos, a mesma tem de estar a par das tarifas impostas de modo a estar a par das políticas e deste modo não ter coimas ou sanções, mas mais do que isso o cumprimento das normais e diplomas legais leva a que a empresa seja vista como ética melhorando a reputação que a mesma tem junto dos seus consumidores.

Vejamos outro exemplo como as leis podem afetar o negócio de determinadas empresas e ainda com um exemplo mais prático, a publicidade é regulada em Portugal pelo código da publicidade e certas categorias de negócio por exemplos as empresas da indústria tabaqueira ou a indústria das bebidas alcoólicas que têm horários específicos para fazer a publicidade no caso das bebidas alcoólicas e no caso do tabaco essa publicidade esta vedada. E também afeta a venda em si, por exemplo é proibida a venda de bebidas alcoólicas a menos de 18 anos bem como a venda de tabaco a maiores de 18 anos. Outro exemplo são as leis de proteção as promoções que não podem apelar á urgência do consumo nem podem ser demasiado impositivas. As promoções devem ter um intervalo de tempo bem definido para estarem em vigor e a publicidade não pode ser feita a qualquer pessoa exemplo disso é a proibição de publicidade a alimentos e bebidas açucaradas a menores ou colocar publicidade visual a esses produtos perto de escolas ou espaços frequentados por crianças.

Como e possível comprovar, o ambiente legal pode influenciar de forma determinante o modo como as empresas atuam bem como a forma como as ações de marketing são desenvolvidas, por isso deve-se levar em consideração toda a legislação relevante para a área de negócio onde a empresa atua e perceber como a as leis afetam o negócio.

Económico

A nível económico é fundamental serem analisadas as variáveis económicas que vão afetar o negócio no curto, médio e longo prazo, devido ao facto de essas mesmas variáveis afetarem diretamente o rendimento do negócio. Tomemos como exemplo a inflação verificada a partir de meados de março de 2023 e que se perlongou até ao início de 2024. Esse fator contribuiu bastante para a diminuição do poder de compra dos clientes e por isso deve-se levar isso em conta pois muito provavelmente nesse período os clientes acabaram por comprar menos quer em termos de quantidade quer em termos de valor monetário total, por isso deve-se relacionar os dados obtidos no software de gestão bem como todos os resultados obtidos pela empresa com duas perspectivas, uma é o que a empresa fez em termos de processos e operações e a outra é a parte dos fatores externos que contribuíram para esses resultados, por isso deve-se levar sempre em consideração esses dois pratos da balança de modo a que a empresa consiga perceber até que ponto pode intervir e onde a sua competência pode ser usada para melhorar os resultados e por outro lado os fatores externos que são as variáveis que não estão no controlo da empresa. Tendo isto em mente, a empresa pode definir planos de ação de modo a poder fazer face aos desafios do negócio.

Sociocultural

Vejamos agora o ambiente sociocultural da empresa que nada mais é do que a forma como a cultura afeta os hábitos e preferências de consumo dos consumidores da empresa. Por exemplo, a influência de outras culturas pode levar a novas oportunidades de negócio. Por exemplo a cultura africana ou asiática fez aumentar os restaurantes de comida oriunda desses mesmos países ou o surgimento de mini mercados especializados em produtos desses mesmos países de modo a ser dada uma resposta a esse tipo de mercado e com isso pode-se conseguir ter uma boa oportunidade de negócio com base nessas mudanças culturais. Outro exemplo disso é o facto de agora os negócios terem cada vez mais presença na internet e nos meios digitais devido ao facto de as pessoas estarem cada vez mais ligadas aos seus smartphones e com isso as empresas que aproveitaram essa oportunidade de negócio viram no digital formas de obterem novas formas de ligação com os seus clientes e com isso as empresas puderam ter maior contacto com os seus clientes de forma a poderem ter maior conhecimento sobre o perfil do seu cliente e consequentemente conseguiram ter ofertas mais ajustadas ás necessidades desses clientes levando a uma maior satisfação dos clientes.

Ambiente tecnológico

Por último e não menos importante temos o ambiente tecnológico que sem sobra para dúvidas é o ambiente que mais evoluiu nos últimos tempos e foi o ambiente no qual a evolução foi mais rápida. Durante a pandemia de COVID-19 e com a necessidade de digitalização das empresas devido ao confinamento provocado pela pandemia, as empresas devem tiveram que forçadamente mudar para os meios digitais, tendo que adota modelos de venda online de modo a poderem estar funcionar sem as limitações impostas pela pandemia, por isso os empresários devem estar atentos a tendências no seu ramo de negócio devido ao facto de se não acompanharem a evolução dessas tendências podem ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes.

Mas ATENÇÃO, a adoção de uma nova tecnologia no negócio é uma decisão que não pode ser tomada de ânimo leve, mas sim deve ser tomada com ponderação pois deve-se perceber numa primeira fase se essa mesma tecnologia está a surtir efeitos ou se pelo contrário está a ser ineficaz. Um ponto muito importante é o facto de os empresários que pretendem ter negócios rentáveis e competitivos, os mesmos devem perceber se a tecnologia irá trazer benefícios tangíveis para a empresa, seja a redução dos custos operacionais, o aumento da eficácia e da eficiência dos processos operacionais ou se vai acrescentar benefícios para a melhoria do relacionamento da empresa com os clientes. Se a empresa vir que a adoção de uma tecnologia irá trazer benefícios para a mesma deve avançar com a adoção dessa mesma tecnologia, mas se a empresa vir que essa tecnologia não reduz os custos operacionais, não aumenta a eficácia dos processos da empresa, a recomendação é mesmo a empresa não adotar essa tecnologia devido ao facto de essa mesma adoção ser apenas um custo para a empresa que vai ser desperdiçado devido ao facto de essa mesma tecnologia não surtir os efeitos desejados para a empresa.

Em suma, o que se pode concluir com este artigo é que a análise do meio envolvente é uma análise fundamental para a empresa poder precaver-se de riscos que afetarão a sua atividade no futuro bem como a mesma poder identificar oportunidades de negócio através dessas análises e deste moo poder tirar o máximo proveito do meio envolvente para o negócio porque um por um lado pode evitar que a empresa corra riscos desnecessários e por outro lado a empresa pode aproveitar oportunidades de negócio que se não fosse esta análise, a mesma podia correr o risco de não poder aproveitar oportunidades que surgem, por isso sugiro a análise sistemática destes fatores devido ao facto de atualmente as coisas mudarem a um ritmo cada vez mais rápido e o mercado ser extremamente volátil. Em breve disponibilizarei um template onde as empresas podem fazer esta análise com ajuda.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

©2026 Henrique Costa | Powered by SuperbThemes!

Converse com o autor do blogue marketing descomplicado